Conteúdo Programático

Curso Online de Psicologia Positiva

Objetivos do Curso

Este curso tem como objetivo levar aos participantes os conhecimentos gerais na área da psicologia positiva  e habilitá-los nas prinicipais práticas desta nova vertente da ciência.

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Introdução à Psicologia Positiva

1.1 – Introdução à Psicologia Positiva. História do movimento da Psicologia Positiva. O Modelo PERMA, dos 5 elementos do bem estar de Martim Seligmam.

1.2 - Positividade. Funções e efeitos das Emoções Negativas e Positivas na cognição, no comportamento e na saúde.

1.3 - O conceito de “Flow”, ou experiência ótima. Como os estados de fluir se correlacionam com felicidade, criatividade e realização.

1.4 – Neurociência e psicologia positiva. Efeitos cardiovasculasres das emoções positivas. Ocitocina e os estados afetivos.

Módulo 2 – Forças e Virtudes

Este módulo  apresenta a Abordagem das Forças e Virtudes. A identificação das principais forças individuais e as formas de utilização no dia a dia. Você irá aprender: como trabalhar com os resultados do teste VIA e com as fases da abordagem das forças (identificação, exploração e plano de ação). Terá uma visão geral das 24 forças do VIA, assim como,da utilizaçao do conceito de modulação das Forças.

Também iremos abordar com maior profundidade as forças e práticas mais associadas ao  bem estar e à felicidade, segundo as evidências científicas. Em especials: Otimismo Aprendido; Ciência da Gratidão; Gentileza e Generosidade;  Amar e ser Amado (vínculo afetivo); Entusiasmo; Interesse pelo Novo (curiosidade); e Amor ao Aprendizado.

2.1 - Abordagem das Forças e Virtudes. A abordagem das Forças e Virtudes do Carater, segundo a classificação do VIA (www.viacharacter.org).

2.2 - Otimismo aprendido e resiliência. O modelo cognitivo e a psicologia positiva. Interesse pelo novo e amor ao aprendizado. Ciência da Gratidão.

2.3 – Relacionamentos sociais positivos. Gentileza e generosidade.

 Módulo 3 – Aplicações da Psicologia Positiva

Os conhecimentos e práticas da Psicologia Positiva têm sido aplicados em diferentes áreas, dentre elas: clínica, desenvolvimento pessoal, coaching, empresas e escolas. O presente curso objetiva dar um panorama geral das prátivas da psicologia positiva nas seguintes áreas:

3.1 - Aplicações na clínica e no coaching (Coaching Positivo).Práticas da Psicologia Positiva utilizadas na Clínica e no Coaching para auxiliar as pessoas nos processos  de mudança, no autodesenvolvimento e na conquista de metas. O coaching positivo foca a identificação e aplicação das forças e competências pessoais.

3.2 - Aplicações nas organizações. As aplições da Psicologia Positiva no campo organizacional são amplas, desde a identificação e cultivo dos pontos fortes das organizações e seus colaboradores até o desenvolvimento de uma nova Cultura dentro da organização de virtuozidade e colaboração.

3.3 – Aplicações na educação. Os princípios e práticas da Psicologia Positiva têm sido aplicados com sucesso no âmbito educacional. Seja na identificação das forças e virtudes dos alunos seja no incentivo das práticas das mesmas. Muitos estudos demonstam a relação entre felicidade e práticas de virtudes com um melhor desempenho cognitivo e acadêmico.

 Módulo 4 – Mindfulness e Psicologia Positiva

“Mindfulness”  é um estado mental de “Atenção Plena” e pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora.

Este módulo tem como principal objetivo fornecer suporte teórico e prático em Mindfulness, ou meditação da “Atenção Plena”, assim como sua aplicação dentro da abordagem das forças e virtudes.

4.1 – O que é “mindfulness” ou atenção plena. Minfdulness e psicologia positiva. Abordagem cognitiva e mindfulness.

4.2 - Psicologia da atenção. Estudos e abordagens sobre a atenção.

4.3 - Aceitação e permissão para ser humano.

Módulo 5 –  Psicologia da Esperança e Compaixão

O módulo aborda os recentes estudos mostrando a compaixão como promotora de bem-estar e saúde geral. Essas práticas aumentam o nível de felicidade, reduzem a ansiedade e a depressão, assim como auxiliam na manutenção de hábitos de vida saudáveis, como dieta e exercício.

Aborda também as diferentes abordagens acadèmicas da esperança. Em especial, a teoria da Esperança de Snyder e seus elementos: metas, caminhos e motivação.  Também será abordada a concepção de Scioli e de Herth e a mensuração da esperança nos instrumentos Herth Hope Index e Hope Scale.

5.1 – Estudos e práticas da compaixão. Terapia focada na compaixão de P Gilbert, PhD. “Mindfull self-compassion” de K Neff, PhD. Estudos e práticas da meditação da compaixão. “loving kindnesss meditation”.

5.2 – Psicologia da Esperança. Abordagens acadêmicas da esperança. Teoria da Esperança de Snyder e os seus elementos: metas, caminhos e motivação. A abordagem da Dra K Herth, Herth Hope Index.

_______________________________________

 

Carga Horária

Total de horas aula: 17hs

Total de horas de coaching individual: 2hs

Horas estimadas para estudo e atividades: 22hs

Total de horas: 41 horas

 

* Você pode iniciar o curso à qualquer momento. Assistir as aulas gravadas e participar nos fóruns de discussão no momento que desejar.

Opinião dos Alunos sobre o Curso

Agenda das próximas webconferências