M1 - Introdução

Filme Happy

Caros colegas,

Recomendo como material complementar nesse módulo inicial, o filme Happy, felizmente o filme está disponível no Vimeo e compartilho com vocês, vale a pena ver.

https://vimeo.com/93854208

Abraços,

Fábio.

Happy - A Documentary Trailer from Wadi Rum Films on Vimeo.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Centro de Estudos em Psicologia Positiva.

Join Centro de Estudos em Psicologia Positiva

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Happy: é a trabalhosa arte de fazer coisas simples. Uma viagem para dentro de nós mesmos! Há que se ter coragem! 

  • O documentário Happy é sensacional, pois nos apresenta diversas formas de vidas, inclusive de pessoas muito pouco abastadas materialmente e que denotam um incrível bem estar em relação à vida. O contato com outras pessoas faz toda a diferença.  Tudo isso me leva a pensar acerca do desenfreado consumismo que a humanidade tanto é vítima como agente. As pessoas buscam do lado fora uma saciedade para suas frustrações, que só podem ser resolvidas de dentro pra fora através de nossas forças e virtudes. Enquanto isso, o Neuromarketing, os estudos do comportamento do consumidor, a teoria do consumo avançam seus pressupostos chegando até mesmo a se anteciparem aos hábitos de consumo das pessoas, gerando muitas polêmicas éticas, mas, totalmente congruentes com o modelo capitalista  que assola grande parte da humanidade! 

  • Dica para quem não assitiu ainda oo filme. Happy está disponivel no Netflix e com várias opções de linguas em legenda.

  • Excelente documentário. 

    Interessante constatar como as sociedades que tem valores intrínsecos como solidariedade, vida em comunidade, empátia e amor ao próximo são  mais felizes, com saúde e longevidade!

  • Ola pessoal, preciso comentar esse Documetário perfeito! As histórias são tão diferentes, mais todas elas tem algo em comum, buscar pela felicidade e o bem estar, mostra que é possível encontrar alegria nos pequenos momentos do dia, e é isso que nos transforma em pessoas mais felizes diariamente, a simplicidade é tudo! Grande abraço.

  • Lindo documentário, muito profundo e tocante. Sim, pode ser tão simples - o desafio é aprender a simplicidade. E estender a mão ao outro, sempre.

  • Muito bom ! O filme mostra como podemos encontrar a felicidade em pequenas coisas. ´Penso que ela está dentro de nós, só precisamos enxergar ou despertar, mas vivemos em uma busca frenética, olhando para fora, acumulando coisas ou acreditamos que isso depende do outro. Enfim, muito material para discussão.

    Meu boa noite á todos.

  • Estamos nos distanciando de nossa essência, isso gera os problemas que estamos vivendo hoje, as pessoas querem ser felizes mas, sozinhas sem interação nenhuma e ai buscam a felicidade onde ela não esta e com isso ficam numa busca eterna.

  • A felicidade deve ser a razão de viver, o restante vem por acréscimo!

  • Fantástico documentário! Uma ótima reflexão sobre o que de fato nos faz feliz!

This reply was deleted.

Biblioteca - TCC dos alunos

Introdução à Psicologia Positiva

Introdução à Psicologia Positiva

Olá,

Bem vindo ao Curso Online de Psicologia Positiva.

Esta é a página do Módulo 1. Introdução.

As páginas dos 4 módulos seguintes são abertas somente para os alunos inscritos.

Em cada Módulo você encontra:

  • Material didático. Arquivos PDF com as apostilas teóricas e descrição das práticas. Link para assistir as aulas gravadas. Áudios de meditações guiadas (Módulo 4).
  • Fórum de discussões. Para você colaborar com seus comentários e dúvidas. Caso queira postar, por favor faça um clique em " + Adicionar discussão ".

No módulo 2  "Forças e Virtudes", vamos abordar o teste VIA das 24 forças e virtudes, por favor, faça o teste no site do VIA. Reservem uns 20 min para responder.
Segue o link abaixo:
http://fabiomunhoz.pro.viasurvey.org/Account/Register

 

Abraços e tudo de bom!

Fábio

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Introdução à Psicologia Positiva

1.1 – Introdução à Psicologia Positiva. História do movimento da Psicologia Positiva. O Modelo PERMA, dos 5 elementos do bem estar de Martim Seligmam.

1.2 - Positividade. Funções e efeitos das Emoções Negativas e Positivas na cognição, no comportamento e na saúde.

1.3 - O conceito de “Flow”, ou experiência ótima. Como os estados de fluir se correlacionam com felicidade, criatividade e realização.

1.4 – Neurociência e psicologia positiva. Efeitos cardiovasculasres das emoções positivas. Ocitocina e os estados afetivos.

Módulo 2 – Forças e Virtudes

Você irá aprender: como trabalhar com os resultados do teste VIA nas fases de identificação, exploração e plano de ação.

2.1 - Abordagem das Forças e Virtudes. A abordagem das Forças e Virtudes do Carater, segundo a classificação do VIA (www.viacharacter.org).

2.2 - Otimismo aprendido e resiliência. O modelo cognitivo e a psicologia positiva. Interesse pelo novo e amor ao aprendizado. Ciência da Gratidão.

2.3 – Relacionamentos sociais positivos. Gentileza e generosidade.

Módulo 3 – Aplicações da Psicologia Positiva

3.1 - Aplicações na clínica e no coaching (Coaching Positivo).Práticas da Psicologia Positiva utilizadas na Clínica e no Coaching. O foco na identificação e aplicação das forças e competências pessoais.

3.2 - Aplicações nas organizações. As aplições da Psicologia Positiva no campo organizacional são amplas, vão desde a identificação e cultivo dos fortalezas das organizações e seus colaboradores até o desenvolvimento de uma nova Cultura Organizacional de virtuozidade e colaboração.

3.3 – Aplicações na educação. Os princípios e práticas da Psicologia Positiva têm sido aplicados com sucesso no âmbito educacional. Seja na identificação das forças e virtudes dos alunos seja no incentivo das práticas das mesmas.

 Módulo 4 – Mindfulness e Psicologia Positiva

4.1 – O que é “mindfulness” ou atenção plena. Interfaces entre minfdulness e psicologia positiva. Abordagem cognitiva e mindfulness.

4.2 - Psicologia da atenção. Estudos e abordagens sobre a atenção.

4.3 - Aceitação e permissão para ser humano.

Módulo 5 –  Psicologia da Esperança e Compaixão

5.1 – Estudos e práticas da compaixão. Terapia focada na compaixão de P Gilbert, PhD. “Mindfull self-compassion” de K Neff, PhD. Estudos e práticas da meditação da compaixão. “loving kindnesss meditation”.

5.2 – Psicologia da Esperança. Abordagens acadêmicas da esperança. Teoria da Esperança de Snyder e os seus elementos: metas, caminhos e motivação. A abordagem da Dra K Herth, Herth Hope Index.

Módulo 6 - Vitalidade e florecimento.

6.1 – Vitalidade e  Psicologia Positiva. Atividade física, bem-estar e felicidade. Medicina mente-corpo. Estudos sobre os efeitos da atividade física no sono e no bem-estar.

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇ^ÃO

Material Didático

Introdução à Psicologia Positiva

Assista ao vídeo:

 

Emoções Positivas e Flow

(aulas restritas aos inscritos)

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Faça já sua inscrição e garanta sua vaga!